blog

25 dicas para organizar festas infantis em casa

Data: 05/11/2018

Autor: https://www.macetesdemae.com/25-dicas-para-organizar-festas-infantis/

home | blog | 25 dicas para organizar festas infantis em casa

VOLTAR

1. O que você deve avaliar no local onde será montada a festa?

=> Quantidade de pessoas que o local comporta;

=> Local adequado para a montagem do cenário;

=> Ventilação, banheiros, área coberta;

=> Acessibilidade para cadeirantes se necessário;

=> Iluminação;

 

2. A lista de convidados. 

=> Primeiro ter em mente a quantidade de pessoas que a infra-estrutura do local comporta;

=> Considerar que uma média de 30% dos convidados costumam não comparecer;

=> E na seleção dos nomes que vão para a lista...aí vai do emocional, da intimidade e da

 convivência...parte bem difícil!

 

3. O convite e a confirmação de presença. 

=> Faça o convite com no mínimo 30 dias de antecedência. Você pode também enviar um

 "Save the Date" que é um pré-convite com a finalidade de informar que você vai fazer a 

comemoração em uma certa data e horário e que faz questão da presença do convidado. 

Assim, seu convidado poderá reservar a data do seu evento na agenda dele mesmo sem

 ter recebido o convite oficial.

=> Caso a festa seja ao ar livre, não esqueça de informar esse detalhe e avisar que talvez 

seja necessário levar um agasalho extra, principalmente para as crianças e se a festa for

 num mês que costuma fazer frio ou o tempo virar.

=>  Solicite confirmação de presença, por e-mail (mais fácil) ou telefone para que você 

possa se organizar quanto ao número de pessoas que irão no evento, lembrando-se

 sempre que esta confirmação pode não ser 100% fiel.

 

4. O tema da festa. 

O próximo passo é pensar no tema da festa. Se você estiver sem inspiração, recorra

 ao site Pinterest que lá você irá encontrar infinitas ideias, uma mais linda que a outra. 

E dica: faça sua pesquisa em Inglês, que aí aparece muito mais coisas. Outra coisa que

 vale a pena levar em conta é se o espaço onde será realizada a festa combina com 

algum tema específico. Por exemplo, eu resolvi fazer a festinha na casa da avó do Léo

 e a casa dela tem muito verde, muitas plantas  e algumas árvores. Claro que aproveite

 tudo isso e fiz uma festa tema fazendinha. Assim, economizei um monte na decoração,

 já que o jardim da casa, onde foi a festa, já era naturalmente decoradopara esse tema.

 Se você quiser outras dicas sobre a questão do tema, veja os posts  Tema x Faixa Etária e

 Temas Criativos, ambos da Coluna Festas, aqui do Blog, e muito bons. Ou então esse outro

 post aqui, com sugestões para decorar e alegrar festas infantis.

 

 

5. Os salgados. Seguindo a ordem cronológica da organização de uma festinha infantil, o

 próximo passo é definir o cardápio e pesquisar fornecedores (se for o caso), principalmente 

aquele que ficará responsável pelo buffet da festinha (salgados). Se for uma festa pequena,

 você mesma pode arriscar-se a produzir tudo, com ajuda da família e amigos, mas se já tiver

 algo em torno de 20 convidados ou mais, a sugestão é contratar as comidinhas fora. Você pode

 simplesmente contratar sanduíches e salgadinhos prontos e cada um se serve, ou partir para

 soluções um pouco mais elaboradas, que seria a contratação de um buffet com garçons ou 

de barraquinhas de salgados onde também cada um se serve. Eu fiquei com a segunda

 opção – barraquinhas – e amei o resultado. Super prático! Só que no caso das barraquinhas, 

o ideal é que a festa aconteça num lugar aberto ou que o salão tenha pé direito bem alto.

 

 

6. Os doces. Bom, aqui vale aquele ditado de que menos é mais. Acho que investir em 

um bolo bonito e gostoso e nos docinhos tradicionais (brigadeiro, bicho de pé, branquinho,

 uva encapada, etc…) já é garantia de sucesso. E quanto à quantidade, o ideal é ter 

entre 5 e 6 docinhos por pessoa, dependendo do tamanho deles. O bolo deve ser 

calculado considerando-se 100g para cada convidado presente (ou seja, se você tem 100

 convidados, pode fazer um bolo para apenas 60 ou 70 pessoas que não irá faltar). 

E os docinhos diferentosos, como cupcakes e cakepos? Ah, eles são super bem vindos

, mas em pequena quantidade, mais para decorar a mesa de doces do que qualquer coisa. 

(Clique aqui e veja mais informações sobre doces que enfeitam).

 

 

7. A decoração da mesa de doces. Eu, particularmente, acho que o ponto alto de 

qualquer festinha infantil é a mesa de doces. Eu amo babar em cima dela, tanto pelos

 doces quanto pela beleza da decoração. Minha dica é: pesquise e inspire-se. Se for

 você mesma que irá montar a mesa, não deixe de pesquisar em sites e blogs ideias

 legais que poderão ajudá-la a montar uma mesa dessas de revista. Dois blogs que eu

 adoro pesquisar, que trazem muuuuuiiiita coisa linda são o Karas Party Ideas e o 

Hostess with the Mostess. Outra opção é o Pinterest, que citei acima. E, por fim, claro,

 também tem dicas aqui no blog sobre isso. Tudo imperdível! Ah! E mais uma diquinha básica:

 tente aproveitar o que você já tem em casa para decorar a mesa de doces. Se você olhar bem, 

dá para usar muita coisa e tudo isso gera economia. Como a casa da avó do Léo é cheia de 

coisas de fazenda, a gente assaltou a decoração da casa e levamos tudo para a mesa de doces.

 Ficou um charme e não precisamos gastar muito. Caixas cobertas com papel ou tecido também 

servem como suporte para doces. Basta garimpar e preparar tudo antes (não em cima da hora, please!)

 

 

8. Os brinquedos e as atrações. Festinha infantil sem alguma diversão diferente não rola. Tem que

 ter algo legal para os pequenos. Se você tiver espaço e um orçamento um tantinho maior, dá para 

contratar alguns brinquedos. Dois que são sucesso garantido e que servem para várias faixas etárias

 são a piscina de bolinhas e a cama elástica (ou pula-pula). Não tem erro. Ah, mas você gosta de

 atividades mais lúdicas! Nesse caso, dá para contratar um teatro de fantoches, um contador de 

histórias ou um mágico. Ou, você mesma pode criar algumas brincadeiras e atividades com um pouco 

de criatividade. Algumas sugestões para esse último caso são: bolas e bambolês para as crianças

 brincarem (e elas podem levar junto, como lembrancinha da festa), caça ao tesouro (é só você esconder 

um prêmio e colocar pistas no espaço, só que alguém tem que acompanhar a atividade), oficina de

 montagem de brinquedos (você pode deixar várias sucatas – caixas, descartáveis, fitas, etc….- para

 as crianças montarem os seus próprios brinquedos. Nesse caso, também é importante a orientação e 

o acompanhamento por parte de um adulto). Outra alternativa é você deixar alguns brinquedos do seu

 filhote disponível para as outras crianças brincarem. Arrume, num cantinho, um tapetinho confortável e

 coloque sobre ele alguns brinquedos. Mas tome cuidado para deixar os favoritos do seu filho de fora,

 pois pode rolar ciúmes ou até algum acidente e quebra e aí o problema está causado.

 

 

9. Música: gente, pelamordedeus, não façam como eu esqueçam de ver com antecedência o som 

que irá rolar na festinha do filhote. Sim, música em festa é importante, é legal, dá o tom da festinha. 

E não precisa rolar música de criança o tempo todo. Dá para intercalar, deixando música de adulto 

e de criança, ambas agradáveis, é claro. E tentem incluir o papai nessa tarefa. Normalmente, esse

 é um trabalhinho que os pais não se importam de fazer. E é uma forma deles sentirem que estão

 participando e ajudando (mesmo que isso seja ínfimo perto de todo o resto, já é alguma coisa).

 

 

10. Móveis extras. Sim, talvez seja necessário você contratar ou pegar emprestado alguns móveis

 extras, como cadeiras, mesas e puffs. Nem todo mundo precisa sentar o tempo todo, mas é importante

 ter um mínimo de assentos para os convidados mais velhos, mulheres com filhos pequenos, gravidas e por aí vai.

 

 

11. Lembrancinhas. Lembrancinha de festa infantil é para criança, então não precisa se preocupar em 

produzi-las para adultos também (só se você quiser). Um detalhe importante é não esquecer de fazer 

algumas lembrancinhas extras, para o caso de algum convidado levar um amiguinho. Aqui no blog, há 

alguns posts com dicas de lembrancinhas que dá para fazer em casa: este e este.

 

 

12. Limpeza. Contrate alguém para ajudar na limpeza e organização do local: recolher copos vazios, 

juntar lixo deixado nas mesas ou no chão (muito cuidado com o lixo deixado no chão, pois os bebês

 podem colocar na boca e vocês terem problemas), limpar banheiros,… Isso é essencial para manter

 a organização e o local agradável (se for uma festinha pequena, combine com alguma amigo ou

 familiar antes, para que essa pessoa a ajude com isso).

 

 

13. Indicação. Conselho de ouro (e bem óbvio, né): dê preferência por contratar fornecedores que 

você já conheça ou que foram indicados por alguém próximo (de preferência que você já tenha visto

 o resultado do trabalho em outras festas). Eu fiz isso e não me arrependi nem um pouco. Fiquei super

 satisfeita com os fornecedores contratados para a festinha do Léo e super indico todos eles.

 

 

O DURANTE:

 

O durante da festa é que é o problema (risos!). Pois se você deixou passar alguma coisa no antes,

 é no durante que vai aparecer. Mas também tem aquelas coisinhas que só no durante é que a gente

 vai perceber, então, com base no que vivi, vou deixar aqui para vocês umas diquinhas.

 

 

14. Leve para a festinha o contato de todos os fornecedores contratados. No caso de algum atraso 

(antes da festa eles informam o horário que irão chegar, o qual é sempre antes do início oficial da festa, 

é claro) você pode ligar e ver o que está havendo (e não entrar em surto).

 

 

15. Marque com o fotógrafo e equipe de filmagem (se houver) para eles chegarem uma hora antes,

 assim vocês podem fazer algumas fotos e imagens em família e também registrar direitinho os

 detalhes da decoração antes dos convidados chegarem.

 

 

16. Faça todo o possível para que, nesse dia, seu filhote esteja bem descansado. Monte uma estrutura

 de guerra para que a noite anterior seja bem tranquila e também deixe que ele tire uma soneca bem 

longa antes do horário da festa.

 

 

17. Vista-o com a roupinha da festa somente na hora da mesma. E tenha mudas extras (eu precisei!).

 Se a festa for ao ar livre, não esqueça de providenciar um casaquinho (sempre) e um gorrinho (para dias mais frios)

 

 

18. Se possível, monte uma espécie de fraldário no local (um trocador, lenços umedecido, pomada para assadura). 

As mamães com bebês agradecem. Eu, por exemplo, fiz isso. Levei o trocador do quarto do Léo e deixei à 

disposição para quem precisasse. Também deixei alguns itens de higiene e algumas fraldinhas.

 

 

19. Tenha disponível alguma frutinhas e, se possível, até uma papinha pronta, para os convidados bebês

 (mas não é 100% necessário porque toda mãe acaba levando isso, eu, por exemplo, só tinha as frutinhas).

 

 

20. Tenha alguém para abrir a porta (se a festa for em casa ou apartamento ) e receber os presentes

 trazidos pelos convidados. Dica: providencie etiquetas adesivas e caneta para que essa pessoa possa

 identificar no presente que é que foi que o deu. Eu fiz isso na festinha do Léo e foi ótimo!

 

 

21. Durante a festa, não esqueça de tirar fotos com as pessoas mais importantes. E tente fazer isso o 

mais cedo possível. Não deixe para o final da festa, porque aí a luz já não é tão boa (principalmente em festas ao ar livre),

 a maquiagem já foi embora e o aniversariante pode já estar com uma carinha de cansado

 (e de mau humor, sem querer fazer as benditas fotos).

 

 

O DEPOIS

 

22. Alguns dias após a festa, mande um e-mail para todos os presentes agradecendo a presença na festa.

 Se tiver algum link já com fotos da festinha, pode mandar junto. E se tiver com tempo livre, mande 

e-mails individuais, agradecendo pelos presentes dados (e citando o que é que você recebeu da pessoa,

 para ela saber que você recebeu e que gostou).

 

 

23. Não esqueça de checar o prazo para troca dos presentes recebidos. Muito comum em festa infantil 

é ganhar presentes repetidos, muitas roupinhas parecidas ou brinquedos que serve para o mesmo fim. 

Aí, o ideal é ir, o quanto antes até as lojas para já fazer a troca (o quanto antes porque alguns presentes

 são comprados bem antes do dia da festinha e aí já estão com o prazo de troca quase vencendo).

 

 

24. Faça o álbum das melhores fotos da festinha. Ok, hoje em dia quase ninguém mais revela fotos. Mas

 se você fizer isso e deixar em local de fácil acesso (como sobre a mesa de centro da sala), vira e mexe

 você dará uma espiadinha e aí aquele sentimento gostoso da festa voltará. É uma delícia reviver momentos 

bons e importantes.

 

 

25. Por fim, se tiver ânimo e tempo, anote em algum lugar o contato dos fornecedores que você gostou 

bem como as dicas do que aprendeu com a organização dessa festinha. Assim, a próximia se tornará bem mais fácil.

 

E você? Que dicas teria para acrescentar? Deixe abaixo, nos comentários.

VOLTAR

 

compartilhe

 

faça seu comentário

Conecte-se com a gente

Fanpage empresa decoração de festa Instagram empresa decoração de festa

 

Conecte-se com a gente

Fanpage empresa decoração de festa Instagram empresa decoração de festa

 

(31) 99806-2291 

 

festas@

valedamagiafestas.com.br 

Fanpage Vale da Magia Festas

Instagram Vale da Magia Festas

Termos de Uso

 

Política de Privacidade

 

Política de cookies

 

Mapa do site

Decoração de Festa e locação de materiais para festaScaneie ou clique no QR Code e conte sua experiência conosco.

Veja o que falam da gente

nuvem de tags

dicas de festa infantil, festa infantil, fazer festa criança, festa criança, dicas defesta

Vale da Magia Festas é um parceiro NET EMPREENDIMENTOS NA WEB

Este site utiliza cookies, a fim de aprimorar a experiência do usuário. A navegação neste site implica concordância com esse procedimento, em linha com nossa:

Política de Cookies Política de Privacidade Termos de Uso